Couverture de : Balthazar : Um Principe Negro de Timor e de Solor Na China, na América e na Europa no século XVIII

Balthazar : Um Principe Negro de Timor e de Solor Na China, na América e na Europa no século XVIII



Catálogo trilingue (francês, português, inglês) a cores de uma exposição apresentada na Cité universitaire internationale de Paris em outubro de 2015.
A exposição é inspirada num trabalho de investigação sobre o mesmo tema publicado por Frédéric Durand pelas éditions des Indes Savantes.

Balthazar-Pascal-João Celso, que se declarava "Príncipe das ilhas de Timor e de Solor", é conhecido dos historiadores através duma nota enviada ao rei francês Luis XV. Nessa brochura publicada em Paris em 1768, o jovem de pele escura, dizia que tinha sido abandonado em França en 1750 com treze anos de idade. Com trinta anos nessa altura, contava também que tinha ido até à China e ao Québec. Muito poucos elementos eram conhecidos sobre o que lhe aconteceu depois.
Estas questões são estudadas num livro publicado em 2015 nas Editions des Indes Savantes : Blathazar, Um Principe Negro de Timor na China, na América e na Europa no século XVIII.
Apoiando-se neste estudo, a presente exposição esforça-se por apresentar a sua vida, que o levou a desempenhar um papel surpreendente na história de França. Na realidade o Principe frequentou muitas personalidades do mundo da política, das letras e das ciências ocultas. Bateu-se contra a Companhia francesa das Indias, escreveu a Voltaire e foi visto como uma das pessoas que favoreceram o fim do reinado de Luis XVI e o advento da Revolução francesa.



Contributions